sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BRASIL ENCARA EQUADOR NA COPA DAVIS


Equipe brasileira confere quadra no Gigantinho. Foto divulgação

A Copa Davis começa hoje em Porto Alegre. O duelo será realizado entre Brasil e Equador e vale a vaga no grupo mundial. A disputa será no Gigantinho sobre o piso do saibro coberto, entre os dias 18 e 20.
Na abertura da série, às 16h o número um brasileiro, Marcos Daniel, enfrenta Giovanni Lapentti. Na sequência, Thomáz Belluci medirá forças contra Nicolas Lapentti, ex-número 6 do mundo. Amanhã, às 14h a 15º melhor parceria do ranking da ATP, Marcelo Melo e André Sá, têm a missão de conquistar o ponto brasileiro nas duplas, para isso, terão que bater os irmãos Lapentti. No domingo, às 16h Marcos Daniel desafiará Nicolas Lapentti. Para fechar a disputa Belluci e Giovanni se enfrentam.

Esta competição terá o maior número de gaúchos na disputa. Desta vez, os atletas do Rio Grande do Sul terão grande responsabilidade na busca pela vitória. O tenista de Passo Fundo, Marcos Daniel, é o 56º no ranking mundial e representa a maior espectativa brasileira para esta etapa. Além disso, o Rio Grande do Sul contribui com o técnico Chico Costa e com os reservas Marcelo Demoliner e Guilherme Clezar, que treinam no Instituto Gaúcho de Tênis (IGT).

A vitória colocará o Brasil de volta ao Grupo Mundial, depois de seis anos de ausência. O time brasileiro abandonou a primeira divisão em 2003 após perder para a Suécia. A melhor colocação da equipe verde-amarela na Davis foi em 1992 e 2000, quando foi até as semifinais.
A competição marca o retorno da Copa Davis a capital gaúcha, 11 anos depois da partida entre a equipe de Gustavo Kuerten contra a Espanha, no Parcão.


ENTREVISTA EXCLUSIVA ANDRÉ SÁ

Entrevista com André Sá em Porto Alegre. Foto Lucas Uebel/VipComm

Confira a entrevista exclusiva com o tenista André Sá no dia 15 de setembro no Bourbon Shopping Country. O atleta comentou sobre a expectativa da seleção no torneio mundial.
André Sá, de Belo Horizonte, é tenista profissional desde 1996. Ao lado de Marcelo Melo consquitou o torneio de New Haven (EUA) em 2008 e chegou às semifinais do torneio de Wimbledon de 2007.




TREINADOR GAÚCHO REVELA CONFIANÇA NA EQUIPE

Luiz Peniza, técnico do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), conversou com a equipe do blog Slice na Paralela.
O jovem treinador de 25 anos é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Peniza acumula experiências como treinador na Academia Sanches-Cazal em Barcelona. De volta ao Brasil, ele mostra otimismo em relação a participação do jogadores
brasileiros na Copa Davis.
Confira a entrevista na íntegra:

Você acha que a equipe de tênis da Copa Davis irá vencer o confronto contra o Equador?
Luis Peniza - Sim, acredito que o Brasil possui jogadores de qualidade e que estão em um bom momento, tendo totais condicões de colocar o Brasil novamente no grupo mundial da Copa Davis.

A equipe atual está preparada para representar o país na elite do tênis mundial em 2010?
Peniza - Sim, a equipe da Copa Davis está formada e com o objetivo de levar o Brasil novamente para o grupo mundial. Penso que todos os jogadores trabalharam duro para estar bem preparados neste momento.

O fato de a Copa Davis ser no Rio Grande do Sul e vários jogadores serem daqui pode ajudar?
Peniza - Toda a equipe está focada para voltar a elite do tênis mundial. O número de jogadores gaúchos pode ajudar,mas, com certeza o espírito de toda a equipe é muito importante.

Como é ter dois jogadores do IGT convocados para esse confronto?
Peniza - O IGT trabalha para ter bons jogadores, jogadores de alto nível. O Guilherme Clezar e o Marcelo Demoliner estão em um bom caminho, devem continuar treinando forte e com muita responsabilidade para elevar seu nível de tênis.

Como foi a reação deles quando souberam da convocação?
Peniza - A reação deles foi de muita alegria em fazer parte do grupo da Davis. Eles tentarão aproveitar o máximo de experiência que possa vir a ajudá-los na continuidade de suas carreiras.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

BEM VINDO AO SLICE NA PARALELA


Roger Federer sobe a rede com um Slice na Paralela no Australian Open 2006 (Agência/Getty Images)

Slice na Paralela
O mais novo blog tenístico do estado.

Em setembro a elite do tênis brasileiro estará em Porto Alegre para disputar a Copa Davis, a maior competição entre países do mundo. A equipe do blog Slice na Paralela fará a cobertura completa desse evento que será realizado entre os dias 18 e 20 desse mês no ginásio do Gigantinho em Porto Alegre.

Também acompanharemos o trabalho que está sendo feito no estado para que novos tenistas de sucesso surjam nos próximos anos. Dessa forma, mostraremos um pouco do tênis gaúcho, principalmente nos clubes de Porto Alegre.

Entrevistaremos técnicos, jogadores juvenis e profissionais, organizadores de torneio e pessoas envolvidas com o esporte.

Acompanhe os próximos posts.

A equipe é composta por:

Cássio Santestevan
Guilherme Hamm
Henrique Riffel
Jéssica Barbosa