sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BRASIL ENCARA EQUADOR NA COPA DAVIS


Equipe brasileira confere quadra no Gigantinho. Foto divulgação

A Copa Davis começa hoje em Porto Alegre. O duelo será realizado entre Brasil e Equador e vale a vaga no grupo mundial. A disputa será no Gigantinho sobre o piso do saibro coberto, entre os dias 18 e 20.
Na abertura da série, às 16h o número um brasileiro, Marcos Daniel, enfrenta Giovanni Lapentti. Na sequência, Thomáz Belluci medirá forças contra Nicolas Lapentti, ex-número 6 do mundo. Amanhã, às 14h a 15º melhor parceria do ranking da ATP, Marcelo Melo e André Sá, têm a missão de conquistar o ponto brasileiro nas duplas, para isso, terão que bater os irmãos Lapentti. No domingo, às 16h Marcos Daniel desafiará Nicolas Lapentti. Para fechar a disputa Belluci e Giovanni se enfrentam.

Esta competição terá o maior número de gaúchos na disputa. Desta vez, os atletas do Rio Grande do Sul terão grande responsabilidade na busca pela vitória. O tenista de Passo Fundo, Marcos Daniel, é o 56º no ranking mundial e representa a maior espectativa brasileira para esta etapa. Além disso, o Rio Grande do Sul contribui com o técnico Chico Costa e com os reservas Marcelo Demoliner e Guilherme Clezar, que treinam no Instituto Gaúcho de Tênis (IGT).

A vitória colocará o Brasil de volta ao Grupo Mundial, depois de seis anos de ausência. O time brasileiro abandonou a primeira divisão em 2003 após perder para a Suécia. A melhor colocação da equipe verde-amarela na Davis foi em 1992 e 2000, quando foi até as semifinais.
A competição marca o retorno da Copa Davis a capital gaúcha, 11 anos depois da partida entre a equipe de Gustavo Kuerten contra a Espanha, no Parcão.


ENTREVISTA EXCLUSIVA ANDRÉ SÁ

Entrevista com André Sá em Porto Alegre. Foto Lucas Uebel/VipComm

Confira a entrevista exclusiva com o tenista André Sá no dia 15 de setembro no Bourbon Shopping Country. O atleta comentou sobre a expectativa da seleção no torneio mundial.
André Sá, de Belo Horizonte, é tenista profissional desde 1996. Ao lado de Marcelo Melo consquitou o torneio de New Haven (EUA) em 2008 e chegou às semifinais do torneio de Wimbledon de 2007.




TREINADOR GAÚCHO REVELA CONFIANÇA NA EQUIPE

Luiz Peniza, técnico do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), conversou com a equipe do blog Slice na Paralela.
O jovem treinador de 25 anos é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Peniza acumula experiências como treinador na Academia Sanches-Cazal em Barcelona. De volta ao Brasil, ele mostra otimismo em relação a participação do jogadores
brasileiros na Copa Davis.
Confira a entrevista na íntegra:

Você acha que a equipe de tênis da Copa Davis irá vencer o confronto contra o Equador?
Luis Peniza - Sim, acredito que o Brasil possui jogadores de qualidade e que estão em um bom momento, tendo totais condicões de colocar o Brasil novamente no grupo mundial da Copa Davis.

A equipe atual está preparada para representar o país na elite do tênis mundial em 2010?
Peniza - Sim, a equipe da Copa Davis está formada e com o objetivo de levar o Brasil novamente para o grupo mundial. Penso que todos os jogadores trabalharam duro para estar bem preparados neste momento.

O fato de a Copa Davis ser no Rio Grande do Sul e vários jogadores serem daqui pode ajudar?
Peniza - Toda a equipe está focada para voltar a elite do tênis mundial. O número de jogadores gaúchos pode ajudar,mas, com certeza o espírito de toda a equipe é muito importante.

Como é ter dois jogadores do IGT convocados para esse confronto?
Peniza - O IGT trabalha para ter bons jogadores, jogadores de alto nível. O Guilherme Clezar e o Marcelo Demoliner estão em um bom caminho, devem continuar treinando forte e com muita responsabilidade para elevar seu nível de tênis.

Como foi a reação deles quando souberam da convocação?
Peniza - A reação deles foi de muita alegria em fazer parte do grupo da Davis. Eles tentarão aproveitar o máximo de experiência que possa vir a ajudá-los na continuidade de suas carreiras.

Um comentário: