Júlio Paulo acessa a internet no telecentro Via Pública. Foto Henrique Riffel
Em post especial sobre inclusão digital, por meio de telecentros, o blog Slice na Paralela visitou o telecentro Central de Serviços ao Cidadão - Tudo Fácil, situado na Av. Borges de Medeiros, 521. O local propõe-se a unir os serviços públicos mais demandados pela população. O Via Pública é um desses projetos que mantêm diversos telecentros no estado do Rio Grande do Sul. Alguns dos centros oferecem treinamentos e oficinas onde os usuários aprendem mais sobre a internet.
Há instalações em Canoas, Pelotas, Santa Maria, Alvorada, Santo Angelo, etc. Na capital existem três locais onde o Via Pública oferece acesso público à internet. O plano do governo iniciado em 2000, tem como intenção o livre acesso à informação, e contribui para a melhoria da sociedade, ao utilizar recursos públicos em parcerias com bibliotecas, centros de serviços Tudo Fácil, ONGs, escolas e qualquer instituição que esteja disposta a promover a cultura e a nova tecnologia.
O público que frequenta o telecentro é em sua maioria de pessoas que não possuem computador em casa. Pela tarde a quantidade de pessoas provoca até filas. Nesse momento o uso é limitado a 15 minutos por pessoa. Sem filas o usuário pode permanecer quanto tempo quiser. No entanto, é proibido a instalação de programas, o uso para jogos e o Orkut. "Ter a chance de se conectar a essa nova tecnologia é uma oportunidade única", conta o desempregado Júlio Paulo, frequentador regular do local.
Porém, pessoas que estão próximas a telecentros ou mesmo com computador em casa não utilizam a internet com receio de não saber. É o caso de Marli de Carmo, funcionária do departamento de limpeza da Cooperativa dos Correios, que possui computador e internet, mas não utiliza. Marli admite que adoraria aprender em um curso.
O referido telecentro não oferece qualquer tipo de curso. Contudo, alguns locais do Via Pública juntamente com a Cia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), promovem oficinas e cursos.
O funcionamento ocorre de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30, sem fechar ao meio-dia.
Localização do Via Pública no Google Maps