sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O TÊNIS NA TV: UMA OPÇÃO DE ENTRETENIMENTO


Os brasileiros estão acostumados a ver na TV as transmissões de vários torneios do circuito profissional de tênis, como os Grand Slams, Masters 1000 e alguns Challengers. Entretanto, são poucos os canais que dedicam um espaço de sua programação para a cobertura desse esporte. O SPORTV e a ESPN são os únicos, mas são canais de TV a cabo e, portanto, muito restritos. Há anos se discute que o tênis deveria ter mais espaço na mídia. A popularização do esporte seria mais fácil se os jogos dos nossos tenistas passassem ao vivo na TV aberta, mas isso está longe de acontecer.


No auge do tênis brasileiro, quando o ex-tenista Gustavo Kuerten ocupava as primeira posições do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), era visível a capacidade que o esporte teve em cativar a população do país. Nesses tempos, a mídia massiva dava grande destaque aos títulos do tri-campeão de Roland Garros. A cada vitória de Guga no saibro parisiense, mais pessoas passaram a conhecer esse esporte pouco difundido no Brasil. Porém, a chamada Era Guga passou, e com ela, a oportunidade de potencializar esse esporte tão encantador.

Sem dúvida, a emissora mais assistida pelos amantes do tênis no Brasil é o SPORTV e não seria diferente, pois os principais torneios do circuito mundial têm espaço garantido na tela do canal campeão. O símbolo da equipe que faz a cobertura desses eventos, sem dúvida, é o comentarista Dácio Campos, que poderia ser chamado de "Galvão Bueno" do tênis, devido a sua credibilidade e prestígio.

Ponto de Nadal contra Federer, em Wimbledon, em 2007, comentado por Dácio Campos:





O blog Slice na Paralela foi perguntar para as pessoas, ligadas ao tênis ou não, sobre o que elas acham da forma como o esporte é tratado em nosso país pela mídia televisiva.

ENTREVISTA RAMIRO PASSOS

Blog
- Você gosta da transmissão dos torneios profissionais de tênis na televisão?
Ramiro Passos - Sim, curto o SPORTV, porque os comentários são bem explicados para quem não é familiarizado com o tênis e isso é bom porque pode entusiasmar.

Blog - Gosta dos comentários de Dácio Campos, principal comentarista do SPORTV?
Passos - Depende da hora e do comentário. Normalmente são comentários óbvios que qualquer um sabe, mas tem que levar em consideração que ele está falando para leigos sobre o assunto.

Blog - Quanto tempo você costuma ficar à frente da TV pra ver as transmissões?
Passos - Se o jogo for bom, posso ficar até cinco horas assistindo, como na Copa Davis disputada em Porto Alegre.

Blog - Algo deveria melhorar nas transmissões?
Passos - Acho que o tênis poderia sim passar em canais abertos como é no futebol para popularizar esse esporte que é tão bom e saudável.


ENTREVISTA RODRIGO MOREL

Blog - Você gosta da transmissão dos torneios profissionais de tênis na televisão?
Morel - Gosto muito sim. Os narradores e os comentaristas sabem o que estão falando e isso ajuda a entender o jogo. Só comecei a entender depois de ver pela TV.

Blog - Você gosta dos comentários de Dácio Campos, principal comentarista do SPORTV?
Morel - Gosto muito! Ele é super bem humorado e faz umas piadinhas muito boas, além de saber de tudo sobre tênis.

Blog - Quanto tempo você costuma ficar à frente da TV pra ver as transmissões?
Morel - Quando o jogo é do nível de Nadal x Federer vejo o jogo todo, mas se for um jogo mais ou menos vejo apenas uns trechos.

Blog - Algo deveria melhorar nas transmissões?

Morel - A TV aberta não transmite tênis e acho que isso prejudica o esporte aqui no Brasil. Não só no tênis mas no basquete também. Enquanto só passarem futebol o brasileiro não vai se acostumar a ver e jogar outros esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário